Empréstimo consignado: quais são as opções?

Empréstimo consignado: quais são as opções?

O empréstimo consignado é uma opção segurabarata e muito popular de empréstimo. Diferente de outras opções, ela possui garantia de pagamento, já que o valor das parcelas é descontado automaticamente do seu salário ou benefício. Por isso, a maioria das instituições financeiras oferecem esse tipo de crédito com taxa de juros baixa e longo prazo para pagamento.  

Essas características fazem com que diversas pessoas queiram contratar. Continue lendo para saber quais são os tipos de consignadoquem pode contratar e o que é necessário para fazer.  

Empréstimo consignado: descubra quais são as opções 

Confira quais são as principais opções. 

Consignado INSS 

Essa é a opção mais tradicional de consignado. Ele é um tipo de empréstimo voltado exclusivamente para aposentados e pensionistas do INSS que possuem um benefício consignável. Essa opção possui taxa de juros máxima estabelecida de apenas 1,80% ao mês e o prazo para pagamento pode chegar a 84 meses (sete anos).   
  
Confira quais são os benefícios consignáveis em: “Saiba quais são os benefícios consignáveis do INSS”. 

Consignado para servidores públicos 

Outro tipo muito popular é o consignado voltado exclusivamente para servidores públicos federais, estaduais e municipais. Nesta opção, as condições de pagamento variam de acordo com seu estado ou município. No entanto, os servidores federais possuem taxa de juros máxima estabelecida de 2,05% ao mês e o prazo para pagamento pode chegar até a 96 meses (oito anos).   
  
Conheça mais sobre o consignado para servidores federais em: “Como funciona o empréstimo consignado Siape”. 

O que é necessário para contratar o empréstimo consignado? 

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de empréstimo consignado, descubra o que é necessário para contratar o seu: 

  1. Ter margem consignável: essa é a principal condição para quem quer contratar um empréstimo consignado. A margem consignável é o limite da sua renda que pode ser usado para o pagamento das parcelas do empréstimo e cartão consignado. Por conta da crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, a margem consignável para a contratação do empréstimo consignado passou de 30% para 35% da sua renda.  
     

Não tem margem consignável e precisa de dinheiro? O refinanciamento do consignado pode ser a melhor opção para você!  
 

  1. Ter os documentos necessários para a contratação: contratar um empréstimo consignado é uma coisa simples e fácil! Isso porque você precisará apenas ter margem consignável e apresentar os seguintes documentos:  
  • Documento de identidade com CPF;      
  • Endereço completo (CEP, rua, bairro, nº e complemento, cidade e UF);      
  • Comprovante de residência com no máximo 60 dias de vencimento.     
  1. Informar a conta de sua titularidade que você quer receber o dinheiro: esse daqui você não pode esquecer! Ao fazer um empréstimo consignado o dinheiro só pode ser depositado em uma conta de sua titularidade, ou seja, uma conta em seu nome. E você deve informá-la para conseguir fazer a contratação.  
     
  1. A instituição financeira escolhida precisa ser conveniada com a sua fonte de renda: outra condição importante! Como o valor das parcelas é descontado automaticamente do seu salário ou benefício, a instituição financeira precisa ser conveniada com a sua fonte de renda. A boa notícia é que o consignado é uma opção de crédito muito popular entre os bancos, principalmente o consignado INSS e o consignado Siape. Assim, você não deve encontrar dificuldades para conseguir contratar! 

Agora que você já sabe tudo sobre empréstimo consignado, encontre a melhor opção para você no “Comparador de empréstimo consignado”.    

Posts Relacionados