Como calcular a rentabilidade do negócio?

Como calcular a rentabilidade do negócio?

Nas organizações modernas, os índices de rentabilidade funcionam como um farol: os números apontam para processos-chave e indicam se há algo errado na rotina do negócio. Um ROI (Retorno sobre Investimento) baixo, por exemplo, deve acender um sinal vermelho e forçar ajustes na operação. 

Neste post, você entenderá um pouco mais sobre o assunto. Primeiro, exploraremos o conceito dos índices de rentabilidade para, em seguida, elencarmos as métricas que você deve monitorar para assegurar o desenvolvimento da empresa. Boa leitura e bons insights! 

O que são índices de rentabilidade? 

Os índices de rentabilidade funcionam, na prática, como catalisadores de decisões. Ao sintetizar alguns dos números mais importantes da operação, facilitando as análises estratégicas, essas métricas contribuem para acelerar a definição dos projetos (e de planos de ação) mais urgentes. 

Um dos grandes desafios corporativos é, sem dúvida, garantir a eficiência dos investimentos. Como saber se, de fato, o valor aplicado em mídia paga, por exemplo, trouxe bons retornos à companhia? A dica é bastante direta: abuse dos índices de rentabilidade e lembre-se de que acompanhar a operação é, sem dúvida, a melhor forma de perseguir resultados cada vez mais expressivos. 

Quais são os principais índices de rentabilidade e como calculá-los? 

Qualquer empresa, independentemente do porte ou do segmento em que atue, se beneficia de KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores de performance) consistentes. Os índices de rentabilidade não fogem à regra; afinal, como já dizia Peter Drucker, pai da administração moderna, o que não pode ser medido também não pode ser melhorado.  

Para empoderar lideranças e otimizar processos, tomando decisões alinhadas às metas do negócio, é preciso, primeiro, compreender o cálculo de cada indicador. Conheça os principais e certifique-se de incorporá-los à rotina da organização! 

ROI (Retorno sobre o Investimento) 

Como o próprio termo sugere, o ROI possibilita que o gestor conheça quanto dinheiro a empresa ganha (ou perde) com os investimentos que faz. Para se apropriar do índice, a fórmula é simples: subtraia o custo da receita obtida e divida o valor, novamente, pelo custo. Depois disso, multiplique por 100. O resultado, em porcentagem, sinaliza o retorno obtido a cada real investido. Ou seja: quanto maior, melhor! 

ROE (Retorno sobre capital próprio)  

O ROE, por sua vez, objetiva medir a taxa de retorno sobre o capital dos acionistas. Esse tipo de indicador é bastante utilizado para comparar a rentabilidade de duas — ou mais — empresas do mesmo setor. A fórmula é: lucro líquido / patrimônio líquido x 100. Mais uma vez, o resultado é comumente expresso em porcentagem.  

ROA (Retorno sobre o Ativo) 

O índice de ativos considera dois fatores importantes: retorno, que evidencia o lucro com base nos investimentos, e giro, que pondera o lucro com base nas vendas. Para calculá-lo, basta dividir o lucro ativo pelo montante do ativo e, ao multiplicar o resultado por 100, chegar à porcentagem do ROA.   

Breakeven 

Em português, breakeven é equivalente à expressão “ponto de equilíbro”. Nas empresas, o termo descreve o momento em que receitas e despesas anulam-se, não causando nem prejuízo e nem lucro. A tendência é que, a partir do breakeven, a operação trace uma curva ascendente de desenvolvimento, registrando faturamentos exponenciais — e apontando, enfim, a rentabilidade desejada. 

Diante disso, fica fácil perceber que os índices de rentabilidade são indispensáveis à gestão enxuta, otimizada e eficiente. Não deixe de analisá-los! O conteúdo foi útil e fez você repensar a estrutura de métricas no seu negócio? Ótimo! Assegure-se de continuar, buscando conhecimento prático, e prepare-se para impulsionar o desenvolvimento da sua operação.  

Agora que você já sabe como calcular a rentabilidade do seu negócio, veja como fazer a gestão financeira empresarial de forma prática e eficiente!

Posts Relacionados