Como montar uma reserva financeira para abrir seu negócio?

Como montar uma reserva financeira para abrir seu negócio?

Ter uma reserva financeira é o primeiro passo e a melhor opção para abrir seu próprio negócio. Isso permite que você inicie seu projeto sem precisar endividar-se ou pegar empréstimos.

Para ter uma estimativa do tamanho da sua reserva, você precisa antes descobrir qual é a quantia necessária para iniciar o negócio. Já parou para pensar em como identificar esse valor, a importância de ter isso em mente e de ter disciplina para seguir os objetivos? É sobre isso que vamos falar hoje!

Como montar a sua reserva financeira?

O primeiro passo para montar sua reserva é ter claras quais são as suas metas. Planeje qual é o valor necessário para guardar por mês, em quanto tempo terá determinada quantia, o que vai fazer para montar esta reserva e qual investimento financeiro vai escolher para o seu dinheiro render mais. Vamos entender melhor:

1. Saiba o investimento inicial do negócio

Para começar um negócio todos os custos devem ser colocados na ponta do lápis, de forma objetiva e após muita pesquisa:

  • infraestrutura (equipamentos, móveis, maquinários, entre outros);
  • aluguel e IPTU;
  • estoque necessário;
  • contratação de funcionários;
  • custos fixos mensais, como água, luz, telefone e internet;
  • custos jurídicos e contábeis;
  • sistemas;
  • marketing e divulgação;
  • capital de giro.

Ou seja, pesquise, faça benchmarking e entenda exatamente o que precisa comprar ou investir para começar seu empreendimento. Esta é a hora de listar tudo que é inerente ao negócio que você escolher. A partir daí é necessário criar um plano de negócios vinculando estes investimentos e fazer o cálculo do capital de giro e do tempo do retorno do investimento.

2. Defina um valor para a reserva

Ao definir o quanto será necessário para montar o seu negócio, estabeleça um valor fixo para alimentar a sua reserva todos os meses e conseguir juntar esse dinheiro. Tenha disciplina para economizar e cumprir com seus objetivos pessoais e profissionais.

Existem algumas formas de começar essa reserva: reduzir custos mensais, aumentar sua renda — possivelmente, escolhendo uma forma de ganhar uma renda extra —, fazer investimentos ou vender algum bem material. Qual caminho é melhor pra você?

3. Faça planilha financeira

Uma planilha financeira eficiente é aquela que seja fácil para você entender, atualizar com frequência e que seja acessível a qualquer momento.

Comece por uma planilha fácil de usar. Existem aplicativos para celular que são especializados em organização financeira! Muitos permitem integrar dados e exportar a planilha consolidada. O mais importante é avaliar as opções, testar e escolher a que será realmente útil para você lançar as receitas, as despesas e o valor que irá para a reserva financeira.

4. Escolha onde guardar o dinheiro

Atualmente, existem diversas modalidades para investir o dinheiro da sua reserva e as mais interessantes podem ser aquelas que apresentam menos riscos, mas que também oferecem uma certa rentabilidade mensal.

As contas remuneradas de bancos digitais são bons exemplos, já que a maioria é gratuita, rendem diariamente e têm receita maior que a poupança. Outra opção para quem está começando é o CDB (Certificado de Depósito Bancário) que é um tipo de investimento em renda fixa e que está entre os mais tradicionais emitidos pelas instituições financeiras.

A regra aqui é pesquisar, buscar aconselhamento especializado e não investir todo o valor num lugar só. Tenha cautela.

5. Tenha disciplina

Um dos problemas enfrentados por quem não consegue montar uma reserva é a falta de disciplina. É muito comum as pessoas recorrerem ao montante que está separado para comprar algo por impulso e que não é a prioridade no momento. Assim, não alcançam a sua meta.

Tenha em mente que você está buscando um objetivo e ter disciplina para separar o dinheiro da sua reserva financeira, não utilizá-lo com algo que não estava no planejamento e ter paciência e foco todos os meses são regras essenciais para quem deseja ter sucesso na vida financeira.

Gostou das dicas? Aproveite e confira como escolher o melhor mercado para empreender!

Posts Relacionados