Como vender empréstimos: 5 dicas para por em prática na sua franquia financeira

Como vender empréstimos: 5 dicas para por em prática na sua franquia financeira

O dono de uma franquia financeira pode contar com o reconhecimento da marca, com o posicionamento dela no mercado e com os investimentos em marketing que a rede de franquias realiza para divulgar a empresa e fortalecê-la frente a concorrência. No entanto, o franqueado não deve se ludibriar e acreditar que não é necessário dedicação ao negócio para vender e lucrar.  
Os empréstimos possuem alta demanda de público e o mercado pouco sofre com sazonalidade, mas há também muita oferta de outras empresas e franquias, urgindo a necessidade de se destacar para aumentar as vendas e garantir os resultados em longo prazo. Descubra agora como vender empréstimos com as 5 dicas de vendas que selecionamos neste post! 

1 – Aborde clientes qualificados para venda 

Você precisa conhecer o seu público para que possa abordar o cliente certo, isto é, aquele que está mais propício a fechar negócio, sem que a sua equipe gaste energia com pessoas que não estão prontas para adquirir um empréstimo com você.  

É necessário pesquisar bem o prospect e estudar o perfil ideal do seu cliente. Defina um público-alvo para cada modalidade de empréstimo e modifique as suas estratégias de venda, adaptando-as para cada um deles. Para ter uma captação eficiente, leve a etapa de compra do cliente em consideração quando for acionar a sua base e não se esqueça de mantê-la sempre atualizada. 

Depois, é preciso chamar a atenção do público para as vantagens de adquirir um empréstimo com você e é aqui que entram as estratégias de marketing para ajudar na divulgação do seu negócio.  

2 – Capacite a sua equipe 

Para vender empréstimos, você precisa ter uma equipe de vendedores bem treinada. Durante o atendimento, sua equipe precisa estabelecer uma relação com o futuro cliente, para conduzi-lo até a compra. Por isso, é necessário que estejam capacitados a tirar todas as dúvidas, conduzir as negociações, resolver situações adversas que possam ocorrer e persuadir o cliente rumo à contratação do empréstimo. 

Além disso, o mercado de crédito exige um pouco de conhecimento técnico para quem trabalha vendendo empréstimos. Assim, os vendedores precisam conhecer bem o produto e saber de todas as condições de pagamento, taxas de juros, prazos e regras dos bancos parceiros. 

As redes de franquia financeira costumam fornecer treinamentos para os franqueados. Aproveite esses treinamentos para te auxiliar na capacitação do time, mas tenha a iniciativa de buscar outras formas de desenvolvê-los por conta própria e de reservar um tempo no horário de trabalho da equipe para isso. 

3 – Utilize um script de vendas 

Scripts de vendas servem como roteiros para guiar o vendedor durante o atendimento. Com eles, o seu time de vendas tem mais precisão na hora de argumentar e convencer o cliente, estando melhor preparado para lidar com as diferentes reações que ele pode demonstrar. 

Em um script há a abordagem, a argumentação para possíveis respostas do cliente e as formas de avançar com a negociação, de acordo com essas previsões. Seguindo o script, o vendedor é capaz de mostrar que está oferecendo algo de valor para o cliente, que pode ser a solução para o problema ou desejo dele, dependendo da sua necessidade, e, assim, vender o empréstimo. 

É importante ter scripts diferentes para públicos diferentes, e também ter mais de um script para o mesmo tipo de público. Dessa forma, as vendas podem ser personalizadas para atender as demandas e momento pessoal de cada cliente.  

Além do mais, se a sua empresa voltar a entrar em contato com o mesmo cliente, a variedade de scripts evitará que ele escute a mesma argumentação duas vezes, o que pode prejudicar a oportunidade de venda. Por essa razão, mais uma vez é preciso conhecer o seu público, as suas características e necessidades para montar o script ideal. 

 4 – Invista em fidelização 

Um cliente satisfeito volta mais vezes para comprar e ainda recomenda o seu serviço a amigos e familiares. É muito mais barato investir em fidelizar um cliente do que em meios para captar um novo. Por isso, não negligencie quem já fechou negócio com você antes. 

Toda a experiência do cliente precisa ser bem trabalhada e a fidelização começa ainda no atendimento. Nesse caso, o primeiro passo é oferecer as melhores condições e boas taxas de juros para o empréstimo. Um vendedor simpático, discreto e atencioso, e um espaço bem cuidado, limpo e agradável também colaboram para que o cliente saia da sua loja com uma boa impressão. 

Após a venda, forneça outras formas de atendê-lo para sanar dúvidas e prestar auxílio no que ele precisar, como telefone, e-mail, WhatsApp e redes sociais. Algumas estratégias para estreitar o relacionamento com o cliente podem e devem ser utilizadas, como, por exemplo: 

  • Mandar mensagem de felicitações no dia do aniversário; 
  • Realizar brunches e coquetéis na loja e convidar os clientes a comparecerem; 
  • Enviar brindes personalizados; 
  • Enviar as novidades de produtos sem exagerar na quantidade de mensagens. 

Vale ainda ficar atento ao histórico do cliente e trabalhar campanhas com ele na intenção de vender um novo empréstimo quando as parcelas do atual estiverem terminando. 

5 – Ofereça venda digital 

A venda digital é possível graças à formalização digital de contratos. Esse pode ser um fator decisor para maximizar as vendas de empréstimos na sua franquia financeira, já que você pode atender a clientes que estão longe da região da sua loja, não querem ou não podem se deslocar até o local.  

Essa praticidade é uma das vantagens de fazer parte da Franquia Empresta, que possibilita que os seus franqueados realizem a venda digital e maximizem o seu lucro com uma ampla cartela de clientes. Saiba mais sobre a venda digital para franqueados Empresta! 

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