5 dicas infalíveis para vender mais na sua franquia de crédito

5 dicas infalíveis para vender mais na sua franquia de crédito

Vender é o que mantém a sua franquia de crédito funcionando e principalmente lucrando, já que a lucratividade se dá por meio de comissões por cada contrato assinado. Por essa razão, fechar negócios rentáveis é o desafio diário que você e a sua equipe de vendas têm a enfrentar. Se a sua intenção é maximizar os rendimentos na sua loja, confira a seguir nossas dicas para vender mais na sua franquia de crédito!

1. Conheça o seu cliente

Antes de qualquer coisa, entenda o perfil do seu público para que assim você consiga identificar as dores e necessidades dos clientes e oferecer a eles as melhores soluções de forma personalizada. Para isso, é importante manter a visão analítica aguçada.

Avalie a forma como se comunicam, como preferem ser tratados, de onde são, o que fazem, o que consomem e o que levou cada um deles a procurar os seus serviços. Muitas dessas características só serão identificadas perguntando ao cliente, então é necessário manter a escuta ativa e ouvir o que o seu cliente tem a dizer, sempre mantendo a cordialidade durante a conversa.

2. Domine o seu produto

Para vender mais, você precisa conhecer o produto a fundo. Não basta conhecer apenas o básico do negócio, afinal, se o cliente te procurou em busca de determinado serviço, ele provavelmente já sabe o básico também. O especialista nesse caso deve ser você. Se mantenha atualizado e a par de todas as novidades no mercado econômico e de crédito, que são extremamente dinâmicos e merecem atenção especial às mudanças normativas do segmento e nas regras dos convênios. Saiba os diferenciais e benefícios da sua loja frente à concorrência e de todos os produtos oferecidos, indicando o ideal para cada situação.

3. Potencialize o mix de vendas 

Além de conhecer o seu produto, você precisa saber como vendê-lo, isto é, o que e quando. Analisando o seu portfólio, defina aqueles serviços mais rentáveis para você. Esses devem ser o foco do seu time de vendas e receber maior atenção durante o atendimento, a fim de fechar o negócio.

Os produtos que podem ser associados a outros também merecem atenção, já que uma venda simples pode se tornar muito lucrativa quando combinamos mais de um serviço. É importante destacar que o segredo não é ter muitos produtos no seu portfólio, mas trabalhar com aqueles que geram maior lucro e que permitam montar pacotes de soluções para os clientes. 

A cada venda, pense em como pode oferecer mais produtos ou algum outro que te traga mais receita, sem colocar o cliente em uma posição desconfortável ou que prejudique a saúde financeira dele.

4. Faça gestão venda a venda

Engana-se quem pensa que a venda termina no fechamento de contrato. Se você quer montar uma carteira sólida de clientes fiéis, você precisa ser solícito e transparente durante todo o atendimento, e construir uma relação de confiança. É necessário que você de fato queira ajudar aquele cliente e faça o possível para isso.

Lembre-se que um cliente satisfeito é um promotor da sua loja, te ajudando a atrair novos clientes, enquanto um insatisfeito possivelmente irá difamar a reputação da sua empresa. Por isso, é essencial realizar o pós-venda, garantindo que o que foi prometido seja realmente cumprido, e estando a disposição para prestar apoio e sanar quaisquer dúvidas.

5. Desenvolva um time engajado

É imprescindível que seu time esteja bem treinado e motivado para que seja um time de sucesso. Os objetivos do negócio devem estar claros para toda a equipe, assim como as metas a serem alcançadas. É preciso indicar qual caminho deve ser seguido e por quais razões.

Como líder, o seu papel é servir de exemplo de engajamento e proatividade, além de proporcionar as ferramentas para que desenvolvam expertises sobre o mercado de crédito e nutri-los com feedbacks constantes que apoiem esse desenvolvimento.

Na Franquia Empresta, nós auxiliamos os franqueados disponibilizando treinamento para toda a equipe de venda. O suporte da Empresta é uma das razões para que a empresa tenha recebido pelo segundo ano consecutivo o selo ABF de Excelência em Franchising.

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