Quantos empréstimos consignados posso ter?

Quantos empréstimos consignados posso ter?

O empréstimo consignado é uma das melhores opções disponíveis no mercado de crédito. Isso porque ele possui taxa de juros baixalongo prazo para pagamento e parcelas fixas. Além disso, o processo de contratação é rápido, pois não há muitas condições para conseguir contratar.  

Porém, existe um limite de empréstimos consignados que você pode ter ao mesmo tempo. Continue lendo para descobrir qual é o que fazer caso você não tenha mais margem consignável

Empréstimo consignado: quantos posso ter? 

Por conta das diversas vantagens as pessoas sempre procuram fazer o empréstimo consignado quando precisam de dinheiro seguro e barato. No entanto, sempre surge a dúvida de quantos empréstimos consignados é possível ter ao mesmo tempo.  

Para aposentados e pensionistas do INSS, o número máximo de empréstimos consignado que se pode ter, ao mesmo tempo, em instituições diferentes, é de nove empréstimos. Porém, essa não é a única condição na hora de contratar o empréstimo consignado.  

 
Margem consignável 

Contratar o empréstimo consignado é uma tarefa muito simples, pois ele possui processo de contratação rápido e fácil. Mas é essencial que você tenha margem consignável disponível para conseguir fazer o seu.  

A margem consignável é o limite da sua renda que pode ser usado para contratar o empréstimo consignado. Ele foi estabelecido pela Lei do Consignado e ficou dividido entre a contratação do empréstimo e cartão consignado da seguinte forma: 

  • Cartão consignado: para contratar o cartão consignado a margem consignável é de 5%; 
  • Empréstimo consignado: para contratar o empréstimo consignado a margem consignável é de 30%. No entanto, por conta da crise econômica causada pela pandemia da Covid 19, até o dia 31 de dezembro de 2021, a margem consignável para a contratação do empréstimo consignado é de 35%.  

O que fazer quando atingiu o número máximo de empréstimos consignados? 

Se você já atingiu o número máximo que uma pessoa pode ter, o refinanciamento do consignado pode ser uma boa opção. Isso porque ao refinanciar você renegocia o contrato de um empréstimo que você já tem, sem ter a necessidade de fazer um novo.  

Ao fazer o refinanciamento você encontrará duas grandes vantagens: taxa de juros mais baixas e dinheiro extra sem precisar fazer um novo empréstimo. Confira mais sobre cada uma delas:  

  1. Taxa de juros mais baixas: ao refinanciar você sempre encontrará taxas de juros mais baixas. Isso faze com que o seu empréstimo consignado se torne mais barato. Além disso, com juros menores, as suas parcelas ficam mais baratas, o que permite que você pague com mais facilidade.   
  1. Dinheiro extra: esse é um dos principais motivos que levam as pessoas a fazerem o refinanciamento. Ao refinanciar, você não precisará fazer um novo contrato para conseguir dinheiro extra. Isso porque você tem a possibilidade de conseguir novamente o valor que você pagou do seu consignado. Muitas vezes esse valor já é o suficiente para que a pessoa não precise fazer um novo contrato de empréstimo.   

Agora que você já sabe quantos empréstimos consignados você pode ter ao mesmo tempo, conheça mais sobre esse tipo de empréstimo acompanhando o blog Empresta! Aproveite para ficar por dentro de tudo que você precisa saber sobre produtos e serviços financeiros. 

Posts Relacionados