4 dicas para ter um bom atendimento na sua franquia financeira

4 dicas para ter um bom atendimento na sua franquia financeira

Para uma rede de franquias, é essencial manter uma boa imagem e reputação perante o público. Por isso, as empresas devem investir em um bom atendimento ao cliente e estabelecer padrões de qualidade em todos os processos. Nas franquias financeiras não é diferente. Há uma série de cuidados que devem ser levados em consideração durante o atendimento.  

As redes de franquia financeira costumam fornecer suporte e treinamentos para os franqueados aprenderem a realizar os atendimentos conforme os padrões da marca, mas cada franqueado deve contribuir para o bom posicionamento da rede no mercado, garantindo a padronização do atendimento. 

Em um mercado como o de crédito, que possui alta demanda do público, oferecer um simples atendimento já não é o suficiente. É preciso se destacar com um atendimento de qualidade para atrair e fidelizar os clientes. 

Além disso, um atendimento ruim pode ter consequências para a sua franquia e para a marca, já que clientes insatisfeitos costumam compartilhar as suas experiências e fazer um marketing boca a boca negativo. Na era digital, esse cliente pode ter um alcance ainda maior, ao publicar uma crítica nas redes sociais que pode comprometer a sua reputação. 

Dessa forma, é necessário estar preparado para atender até os consumidores mais exigentes. O bom atendimento não se limita ao ato da compra e devemos nos preocupar em construir um relacionamento com os seus clientes durante o pós-venda, alimentando o vínculo entre o cliente e a empresa. Com isso, você irá: 

  • Aumentar a fidelização; 
  • Se destacar no mercado; 
  • Obter maior credibilidade com o público; 
  • Ser bem avaliado pela clientela; 
  • Ser recomendado pelos seus clientes, aumentando a sua carteira. 

Por consequência do bom atendimento prestado, você irá aumentar a lucratividade da sua franquia. 

As 4 dicas essenciais para oferecer um bom atendimento em franquias financeiras 

1 – Invista em treinamento e desenvolvimento para a sua equipe 

Um time bem preparado e capacitado é capaz de entender e suprir as necessidades dos clientes com as melhores soluções financeiras para ele de forma ágil e eficiente. Aproveite os treinamentos da franqueadora, mas não deixe de procurar por conta própria formas de desenvolver as suas habilidades e da sua equipe em produtos, regras dos bancos, técnicas de venda e relacionamento com o cliente. 

O mercado de crédito é extremamente dinâmico e está sempre com mudanças e novidades. Desse modo, é importante que a sua equipe esteja sempre preparada e, para isso, os treinamentos devem ser constantes. 

2 – Conheça o seu público 

É muito difícil prestar um bom atendimento se você não conhece o seu público. Entender as necessidades do seu público-alvo possibilita o planejamento de ações mais assertivas para atrair o cliente, convencê-lo a fechar negócio com você, fazê-lo recomendar a sua franquia a terceiros, e ainda retornar quando precisar dos serviços que você oferece.  

A melhor maneira de conhecer o perfil do seu público é identificar uma persona, que irá representar o seu “cliente ideal”, que tem os gostos, a personalidade, o modo de se comunicar, a linguagem e os hábitos do seu público-alvo. então, não hesite em conversar com os seus clientes e fazer as perguntas necessárias que podem te ajudar a identificar a sua persona. 

Conheça-os profundamente e demonstre uma preocupação real em ajudá-los. Você verá que a probabilidade de se encantarem com o seu atendimento será muito maior. Mas, não se esqueça de que, no segmento de crédito, por vezes os clientes estão passando por situações pessoais delicadas que os levam a buscar as linhas de crédito. Assim, é imprescindível manter a descrição e a comunicação empática ao tratar de assuntos pessoais. 

3 – Ofereça um atendimento personalizado 

Depois que você realmente entende o seu público, você poderá oferecer um atendimento personalizado a ele. Isso significa que você irá identificar e compreender as necessidades do cliente, e adequar a sua comunicação com soluções que atendam às expectativas específicas de cada um deles, baseado no seu perfil de compra, momento pessoal e preferências, para fazer com que ele se sinta único e especial.   

Mais do que isso, também é preciso compreender que o bom atendimento vai além de atender bem. Tão importante quanto oferecer as soluções certas para o momento do seu cliente, você deve se fazer presente na vida dele mesmo após a compra. Há algumas técnicas utilizadas para personalizar o atendimento no pós-venda, como: 

  • Chamar os clientes para participarem de sorteios e promoções da empresa; 
  • Convidar a sua base de clientes para eventos como coquetéis e brunchs dentro da sua loja e aproveite a oportunidade de estreitar os laços e apresentar outros produtos; 
  • Mandar uma mensagem com felicitações no dia do aniversário dele; 
  • Interagir com o público nas redes sociais; 
  • Selecionar clientes engajados com a franquia e enviar brindes com uma mensagem personalizada para que eles saibam que são importantes para você. 

Nessas circunstâncias, o seu cliente verá que você não se esqueceu dele. O objetivo do atendimento personalizado é fazer com que ele também não se esqueça de você ou da marca e, principalmente, que se lembre da experiência que teve na sua loja com satisfação, o que irá contribuir para que ele prefira fechar negócio com você novamente sempre que precisar. 

4 – Foque na experiência do consumidor 

Muito ligado ao atendimento personalizado está a experiência do consumidor. O atendimento personalizado certamente é parte fundamental da experiência do seu cliente, mas há outras maneiras de torná-la ainda melhor. 

Para se destacar no mercado, você precisa oferecer uma experiência superior às demais, tornando a sua loja a preferência do cliente. Uma estrutura física bem equipada ou facilidades nas condições de contratação farão toda a diferença no sucesso da sua franquia, mas identificação com a marca também é essencial! 

Confira algumas ações que devem fazer parte da rotina de atendimento na sua franquia financeira: 

  • Sempre verifique tudo que você pode fazer para facilitar a contratação e o pagamento para o seu cliente, dentro das limitações das regras dos bancos, e ofereça condições exclusivas para ele fechar negócio; 
  • Não deixe de oferecer um café e uma água a todos os clientes que aguardam por atendimento ou que já estão sendo atendidos; 
  • Mantenha o ambiente de atendimento e o banheiro sempre limpos e organizados; 
  • Realize pesquisas de satisfação sobre o que acharam do serviço adquirido, do atendimento prestado, da marca e da estrutura da loja. Elas também devem servir como uma bússola identificar eventuais mudanças necessárias na sua estratégia de relacionamento e para definir os próximos passos; 
  • Atenda ao seu público pelos canais digitais, seja por e-mail, redes sociais ou WhatsApp. Esclareça dúvidas e passe orientações sempre que buscarem auxílio, o que irá otimizar o seu atendimento e beneficiar a ambos. 

Não importa a forma de contato, a comunicação deve ser sempre rápida, fácil e acessível. Com certeza a sua atenção, dedicação e eficiência serão notadas pelos clientes. 

Investir no bom atendimento é tão eficaz quanto uma boa estratégia de marketing. Enquanto o marketing auxilia na prospecção de clientes e no reforço da marca, o atendimento de qualidade fará com que o cliente seja fidelizado e se torne um promotor da sua franquia financeira. 

Diferente do que muitos podem imaginar, abrir uma franquia também demanda investimentos na criação de estratégias de aquisição e retenção do público por parte do franqueado, tanto no relacionamento com o cliente, como na divulgação da loja.   

A grande vantagem é que, fazendo parte de uma rede de franquias consolidada, você terá o apoio de uma marca forte e com boa reputação para alavancar os seus resultados. Na Empresta, temos todos os setores internos à disposição para suporte constante ao franqueado, incluindo o de marketing. Conheça agora o apoio de Marketing na Franquia Empresta! 

Posts Relacionados