Prova de vida INSS 2021: quais são as regras e calendário

Prova de vida INSS 2021: quais são as regras e calendário

A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma exigência para quem recebe algum dos benefícios do INSS, como: aposentadorias, pensões ou auxílio-doença, por exemplo. O principal objetivo é garantir o pagamento do benefício através da comprovação de que a pessoa que recebe o benefício está viva

Por conta do isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, essa exigência estava suspensa desde março de 2020. No entanto, a suspensão deixa de valer no dia 31 de maio de 2021, e a partir de junho a prova de vida volta a ser exigida. Assim, quem não realizar pode ter seu benefício bloqueado.  

Continue lendo para saber como será a retomada e o calendário da prova de vida INSS 2021.  

Retomada e calendário da prova de vida INSS 2021 

A prova de vida INSS suspensa até o dia 31 de maio pela Portaria 1.299 do Ministério da Economia, volta a ser exigida a partir do dia 1º de junho. É importante que os beneficiários fiquem atentos ao calendário, pois sem a realização da prova de vida, o benefício pode ser bloqueado.  

Confira as novas datas para a realização da prova de vida INSS: 

Mês de vencimento original Nova data para prova de vida 
Março e abril/2020 Junho/2021 
Maio e junho/2020 Julho/2021 
Julho e agosto/2020 Agosto/2021 
Setembro e outubro/2020 Setembro/2021 
Novembro e dezembro/2020 Outubro/2021 
Janeiro e fevereiro/2021 Novembro/2021 
Março e abril/2021 Dezembro/2021 
Calendário da prova de vida INSS 2021

Prova de vida digital 

Uma novidade que começou em agosto de 2020 foi a possibilidade de fazer a prova pela internet. A prova de vida digital pode ser feita pelos beneficiários que tem mais de 80 anos ou possuem alguma dificuldade de locomoção comprovada por um atestado ou declaração médica.  

O objetivo do INSS é que no futuro a maioria das provas de vida sejam realizadas de maneira digital. Assim, em fevereiro de 2021, mais de 500 mil beneficiários foram convocados para fazer a prova digital. Na próxima etapa, mais de cinco milhões de beneficiários poderão comprovar que estão vivos dessa maneira.  

Por enquanto, você ainda não pode escolher como quer fazer a comprovação. O INSS convoca os beneficiários escolhidos através de um SMS ou e-mail. A prova é realizada por meio da biometria facial, ou seja, uma foto do seu rosto. No momento só está sendo chamado quem possui carteira de motorista ou título de eleitor, pois são usadas as bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. 

Além disso, a instituição também está dando prioridade para quem já deveria ter feito sua prova de vida ou teve o seu benefício suspenso antes da pandemia da Covid-19. Por isso, se você foi convocado para fazer a prova de vida digital, deve fazê-la o quanto antes para evitar o bloqueio do seu pagamento.  

O que fazer em caso de bloqueio do benefício por falta da comprovação? 

Uma das maiores dúvidas apresentadas por aposentados e pensionistas do INSS é o que fazer caso o benefício seja bloqueado por conta da falta da prova de vida. Nessas situações, o INSS orienta que é necessário pedir a reativação do benefício de forma remota, pelo site ou aplicativo Meu INSS

A instituição, no entanto, lembra que os primeiros bloqueios serão para os beneficiários que foram chamados para fazer a prova de maneira digita(pela internet através do envio de uma foto do seu rosto enviada pelo seu celular), mas não fizeram. Se você foi convocado para esse tipo de prova e ainda não fez, pode fazer até o dia 31 de maio e evitar o bloqueio do seu benefício.  

Você é aposentado ou pensionista do INSS ou servidor público? A Empresta está aqui para te ajudar! Além dos diversos produtos financeiros disponíveis, você pode acompanhar tudo que acontece no mercado de crédito no blog Empresta.  

Posts Relacionados